Eventos do Scrum - Sprint, Daily Scrum, Sprint Review e Sprint Retrospective

Eventos do Scrum - Iteração, Reunião diária, Revisão, Retrospectiva.

Resultado de imagem para scrum events

Continuando nossa série sobre eventos do Scrum, nesse post abordaremos mais sobre eventos, introduzindo novos eventos e explicando cada um deles. Começaremos com o evento principal, o coração do Scrum: A Sprint.

A Sprint


A Sprint é o principal evento do Scrum, que significa em tradução literal como corrida de velocidade, arrancada. Esse evento trata-se de um ciclo de desenvolvimento (iteração), que tem um tempo determinado com dia para começar e dia para acabar. Esse tempo pode variar de 2 a 4 semanas, mas nunca exceder 30 dias. Uma Sprint começa ao final da Sprint anterior, sem intervalos.

O objetivo deste evento é transformar os itens do Backlog do Produto (funcionalidades descritas) em um software ou parte dele, totalmente funcional e pronto para uso, dentro do período definido para a Sprint. A Sprint engloba todos os demais eventos, que devem ser realizados dentro do período de tempo da Sprint.

Dave West, do site Scrum.org recomenda que quanto mais complexo o projeto e mais desconhecido seja, menor deve ser o tamanho da sprint.Mas depende realmente da sua equipe e você não deve ter medo de alterá-la se não estiver funcionando. Durante este período, o escopo pode ser re-negociado entre o product owner e a equipe de desenvolvimento (Dev Team) se necessário.

Reunião diária (Daily Scrum)


Após terminada a reunião de planejamento, é dado início às atividades definidas no backlog da Sprint, que serão realizadas para entregar o item do backlog do produto, ou seja, o trabalho de desenvolvimento para entregar o software pronto é iniciado.

Diariamente, os membros do time de desenvolvimento se reúnem para realizar a “Daily Scrum” ou reunião diária. Essa reunião é um evento Time-Boxed de 15 minutos mas isso é apenas uma diretriz. Essa reunião também é chamada de "stand-up meeting", enfatizando que precisa ser rápida.

Nesta reunião, devem ser respondidas 3 perguntas básicas:
  1. O que eu fiz desde a última reunião, que contribui para o time alcançar a meta da Sprint.
  2. O que farei até a próxima reunião, para atingir a meta da Sprint.
  3. Há algum impedimento no meu trabalho.
Cada membro do time deverá responder essas questões, mas sem discutir os problemas ou buscar soluções. Caso alguém necessite de ajuda ou seja necessária alguma discussão para se resolver um problema, isso deve ser feito após a reunião. O objetivo do daily scrum é que todos da equipe estejam na mesma página, alinhados com a meta da sprint, e planejem as próximas 24 horas. O daily scrum é o momento de expressar qualquer preocupação que você tenha com o cumprimento da meta da sprint ou com qualquer bloqueador.

Essa reunião é importante, não pode ser ignorada, mesmo que esteja tudo correndo conforme o planejado. É dever do Scrum Master, garantir que a reunião ocorra, mas é responsabilidade do Time de Desenvolvimento a organização da mesma. O Scrum Master e nem o Product Owner participam desta reunião, mas poderão ser acionados depois da reunião, para remover impedimentos, buscar soluções e tirar dúvidas conforme necessidade do time.

Características importantes desta reunião:
  • Deve ser realizada em pé, tornando ela mais rápida e efetiva (experimente fazê-la sentada, certamente passará de 30 minutos).
  • Deve ser realizada no mesmo local e horário sempre, assim facilita a participação de todos e não será necessário comunicar ninguém.
  • Deve se evitar buscar solução ou discutir problemas, isso só vai atrasar a reunião.
  • Todos do time devem responder as 3 perguntas, caso contrário não há comunicação.
  • O Scrum Master não deve chamar a todos para a reunião e não deve conduzi-la,  se isso está acontecendo é sinal de que o time não é auto organizado.
  • Deve ocorrer todos os dias, sem falta, caso contrário haverá problemas na inspeção e adaptação.
  • Não deve ter respostas automáticas e genéricas, do tipo, “está tudo conforme planejado”, isso é sinal de que o Scrum não está funcionando corretamente.
  • Sempre haverá impedimentos em algum momento, se não há, é necessário verificar se todos compreenderam o Scrum.

Revisão da Sprint (Sprint Review)

Imagem de quickscrum.com

É chegado o fim da Sprint, todas as atividades realizadas, todos os itens do backlog do produto, selecionados para a Sprint, estão concluídos. E agora? O que fazer com isso que foi criado pelo time de desenvolvimento?

Agora é a hora de mostrar o que foi feito, na “Sprint Review” ou Revisão da Sprint.

Esse evento ocorre no final da Sprint, com duração de 4 horas para Sprints de 30 dias (Sprints menores, tempo menor) e tem por objetivos:
  1. Apresentar o produto desenvolvido para o dono do produto e stakeholders.
  2. Receber o feedback do dono do produto e stakeholders.
  3. Receber o aceite do dono do produto e stakeholders.
Nesta reunião são apresentados os itens que estão “prontos” e o que “não estão prontos” do Backlog do Produto. O time de desenvolvimento então apresenta os itens que foram concluídos e quais foram as dificuldades encontradas. É importante neste momento, que o time apresente o sistema, mesmo que no computador do desenvolvedor, e não uma apresentação em Power Point ou coisa semelhante.

Depois da apresentação, o dono do produto precisa dar o feedback, apontando o que ficou bom, o que não ficou bom, se atendeu o quesito “pronto” definido para a Sprint e se a meta da Sprint foi alcançada. Caso algum item for rejeitado, ele deve voltar para o backlog do produto e definida a nova prioridade.

Durante a apresentação é normal aparecerem sugestões, novas necessidades, pedidos de mudanças, entre outros. Esta reunião também serve para adicionar essas solicitações ao Backlog do Produto, que será priorizado conforme a necessidade e importância para o negócio. Veja, o backlog do produto é um artefato vivo e muda constantemente e a reunião de revisão da Sprint é um dos momentos em que esse artefato sofre mudanças.

Ao final da reunião espera-se que tenha:
  • Um conjunto de funcionalidades prontas para uso e aprovadas pelo dono do produto.
  • Um Backlog do Produto atualizado e revisado.
  • Prioridades do Backlog do Produto revisado, observando a relevância de cada item para atingir o maior valor possível.
  • Uma lista de itens que poderão ser inclusos no Backlog do Produto.
  • Cronograma do projeto, orçamento e capacidade do time revisado.
  • Itens do backlog do produto que provavelmente entrarão na próxima Sprint.

Retrospectiva da Sprint (Sprint Retrospective)

Imagem de mountgoatsoftware.com

A Retrospectiva da Sprint (Sprint Retrospective), é o último evento dentro da Sprint, ocorre logo após finalizada a reunião de revisão da Sprint e antes do próximo Sprint Planning e é a oportunidade para identificar as lições aprendidas na Sprint. 


O foco da reunião não é o produto em si, mas sim o processo. Você vai rever a forma como o processo de trabalho foi executado de verdade e planejar maneiras de melhorar seu trabalho e ser mais eficiente na próxima vez. Essa reunião é fundamental para construir uma equipe mais interativa, motivada, produtiva e colaborativa.

Como todos os eventos, esse evento é “Time-Boxed” e tem duração máxima de 3 horas para uma Sprint de 30 dias. Neste evento participam todos os membros do time de desenvolvimento e o Scrum Master. Já o Product Owner não é obrigatório.

Basicamente, são respondidas 3 questões:
  1. O que fizemos de bom e devemos manter?
  2. O que pode ser melhorado?
  3. Como vamos implementar as ações para melhorar?
Nesta reunião é importante que cada membro do time fale suas percepções de forma aberta e sem restrições, não se sentindo intimidado pelo restante do time.

Após todos falarem, é então definida a prioridade das ações pelo próprio time, para maximizar os resultados dos itens positivos e para reduzir os impactos dos itens negativos, e também definir as ações que serão implementadas na próxima Sprint.

Ao contrário de metodologias tradicionais de projetos, aonde a reunião de lições aprendidas só ocorre no final do projeto, o Scrum estabelece que essa reunião ocorra ao final de cada Sprint, assim é possível que a equipe possa evoluir durante o projeto, tornando-se mais produtiva e implementando a melhoria contínua.

Fontes:

Comentários

  1. Hoje em dia existem cada vez mais uma variedade de novas reuniões que estão surgindo baseadas na necessidade de melhorar cada vez mais o processo Scrum. Uma dessas meetings é o Grooming ou Refining, que tem como objetivo refinar de forma melhor o Backlog do Produto a fim de deixa-lo cada vez mais preparado para a próxima sprint e evitar plannings que ultrapassem o timebox estipulado e foquem apenas na priorização. Acho que seria interessante tratar, não só desta, mas de todas as novas meetings surgindo com a evolução dos processos ágeis.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Metodologia Ágil - O Manifesto Ágil

Métricas: Importância e Características