O que realmente é a metodologia ágil?

O que realmente é a metodologia ágil?

 

Diante dos desafios de um mundo corporativo, marcado pela alta tecnologia e competitividade, o desenvolvimento de produtos e serviços de software precisou acompanhar esse ritmo. Para isso, surgiram os chamados métodos ágeis.
No contexto atual, as práticas de gestão de projetos precisam se adequar às novas exigências do mercado, que cobra a entrega de valor ao cliente de forma otimizada, transparente e colaborativa. A metodologia Ágil é uma excelente solução para eliminar gaps nos projetos e potencializar as entregas. Conclusão: maior satisfação do cliente.

O que são Métodos Ágeis?

Os métodos ágeis são uma abordagem ao modelo de gestão tradicional de projetos. Onde se tinha o desenvolvimento de produtos divido por etapas bem definidas. Já os Métodos Ágeis possui iterações curtas, onde o resultado é medido através de produto pronto.
O modelo de entrega ágil é baseado em ciclos iterativos e incrementais, o que traz flexibilidade e adaptabilidade. Uma característica importante é a inspeção e adaptação dos ciclos e iterações, focados em gerar melhoria contínua para as equipes e processos.
Algumas definições dizem que os Métodos Ágeis são contra a documentação e burocracia, porém eles estão é focados no que realmente irá agregar valor ao processo produtivo.
Ambientes ágeis de desenvolvimento normalmente são construídos por equipes que tem autonomia e que são capazes de se auto-organizar em busca de objetivos e metas.
Atualmente a utilização dos Métodos Ágeis é global. Isso pelo motivo das metodologias ágeis serem mais produtivas e eficazes do que os modelos tradicionais.

Benefícios dos métodos ágeis

 Ilustração de Henrik Kniberg

Quem nunca colocou os métodos ágeis em prática pode ter receio em relação à sua implementação.
Isso é natural quando uma mudança é feita nos processos da empresa.
Mas não se preocupe, porque essa metodologia traz benefícios tanto para o cliente quanto para a equipe.
Para o cliente, a principal vantagem é a agilidade do processo.
Como o ciclo de trabalho é menor e as entregas são frequentes, previsíveis e organizadas, o cliente enxerga os resultados mais rápido.
E, ainda, tem acesso ao seu projeto de forma dinâmica.
Essa configuração mais ágil, por sua vez, possibilita ao cliente gerar feedbacks à equipe em relação às suas expectativas e eventuais mudanças que deseja no projeto.
Ou seja, quando o produto final é entregue, as falhas já foram corrigidas, e o resultado, adaptado à demanda.
Para a empresa, a qualidade do produto gera a vantagem de ter clientes satisfeitos e redução de custos.
Além disso, há o aproveitamento máximo do potencial de cada um dos colaboradores, percepção maior de valor do produto e maior competitividade.
E isso só pode ser alcançado quando outros fatores, também positivos, são implementados: trabalho em equipe e interação com o cliente.
Outro benefício dos métodos ágeis para a empresa é a capacidade de atuação em cenários de incerteza. Isso porque ela consegue se adaptar às mudanças com agilidade, já que não segue um planejamento estático.
Dessa maneira, ao longo do projeto, os prazos são reduzidos, enquanto a qualidade da entrega aumenta.

Principais métodos ágeis

 

Seguindo os princípios dos métodos ágeis, há diferentes técnicas e métodos que podem ser implementados na empresa. Isso quer dizer que existem várias formas de colocar essa metodologia em prática.
Por isso, é importante conhecê-las para identificar a opção mais viável para sua empresa. Conheça quatro tipos de métodos ágeis:

eXtreme Programming

 

Também conhecida como XP, esta gestão ágil foi criada em 1997 para focar mais em práticas de engenharia. Por isso, é mais comum na área de desenvolvimento de software. Ela visa a otimizar a qualidade e resposta às solicitações dos clientes. Seus princípios incluem:
  • Simplicidade: Remover funções consideradas desnecessárias
  • Feedback: Contato frequente com cliente, testando o produto e recebendo sugestões
  • Mudanças: Adaptações constantes no produto até atingir a etapa final.

O método XP é ideal para situações onde o cliente não sabe com clareza o que deseja. Através do suporte constante de especialistas, consegue-se maior agilidade nas alterações do produto.

 

SCRUM


O Scrum é um dos métodos ágeis mais usados e ilustra muito bem a abordagem iterativa e adaptativa.

Você se lembra do conceito de iteração?

No Scrum, as iterações são como miniprojetos que englobam todas as etapas de um ciclo básico de desenvolvimento (análise, execução, testes, etc.), chamados Sprints.

Cada Sprint terá um conjunto específico de funcionalidades a serem desenvolvidas, que são selecionadas a partir do Product Backlog (conjunto total de funcionalidades).

Assim, as tarefas de cada ciclo são chamadas de Sprint Backlog e representam uma entrega parcial, e os Sprints se repetem até a conclusão do projeto.

Quem coordena todo o processo é o Product Owner (Dono do Produto), com auxílio do Scrum Master, e as reuniões ocorrem em todas as etapas para manter o time Scrum alinhado e motivado.

De Sprint em Sprint, a equipe consegue entregar o valor desejado pelo cliente com muito mais agilidade e produtividade!

KANBAN

 

Do japonês “registro” ou “placa visível”, é uma ferramenta criada com a intenção de elevar o nível de produção a partir de uma representação clara do andamento de processo, geralmente em um quadro organizado por etapas da cadeia de valor.

O Kanban é o método ágil mais simples e antigo, criado pelos japoneses da Toyota e popularizado em toda a indústria.

Sabe aquele quadro cheio de post-its que indica o andamento dos projetos na empresa?

Isso é puro Kanban, que consiste no uso de cartões e outros elementos visuais para indicar e acompanhar o fluxo de trabalho, deixando todos cientes do status dos projetos.

A versão moderna do Kanban está em ferramentas digitais como o Trello, que usa quadros, listas e cartões para organizar e gerir projetos colaborativos.

Referencias:

O que são métodos agéis e como aplicar na sua empresa. Revelo, 2019. Disponível em: <https://blog.revelo.com.br/metodos-ageis-e-como-aplicar/>. Acesso em 30 de outubro de 2019.

Métodos Ágeis: o que são e quais os principais tipos. Eadbox, 2019. Disponível em: <https://eadbox.com/o-que-sao-metodos-ageis/>. Acesso em 30 de outubro de 2019.

Tudo sobre Métodos Ágeis: o que são e como pode ser o fim dos atrasos em seus projetos?. AprendeAí, 2019. Disponível em: <https://aprendeai.com/negocios/metodos-ageis/>. Acesso em 30 de outubro de 2019.

Metodologia ágil: um presente da indústria de software para todo o universo da gestão. RunRun.it Blog, 2019. Disponível em: <https://blog.runrun.it/metodologia-agil/>. Acesso em 30 de outubro de 2019.

Metodologia ágil: o que é e como funciona (guia 2019). Neon, 2019. Disponível em: <https://focanodinheiro.neon.com.br/produtividade/metodologia-agil>. Acesso em 29 de outubro de 2019.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Metodologia Ágil - O Manifesto Ágil

Microsoft Solutions Framework (MSF)