Uma Introdução ao Kanban

O Kanban teve seu surgimento nos anos 60, no Japão. Durante uma crise de recursos na montadora Toyota, ela teve que mudar sua metodologia de gestão. Nessa crise foram desenvolvidos dois sistemas de gestão, o JIT, que é um sistema de administração de produção e o outro foi o Kanban que teve como base o sistema de organização e funcionamento dos supermercados americanos.



 O termo significa "tabuleiro", e o sistema utiliza post-its em um quadro para o fluxo da produção nas empresas. O objetivo do método é buscar a evolução, não a revolução com um poder de adaptação para qualquer tipo de negócio. Nesse sistema um novo item só pode ser iniciado quando o item em andamento é finalizado ou quando uma função automática inicia o mesmo instantaneamente.

 O quadro é dividido como mostra a imagem abaixo:



- To Do — atividades que precisam ser realizadas;

- Doing — atividades que estão sendo realizadas;

- Done — atividades que já foram finalizadas, avaliadas e aprovadas pela equipe.

Acompanhar essa lista de atividades é vital para o bom funcionamento do método, de forma que todos os integrantes da equipe atualizem os dados inseridos constantemente.

O kanban em si é usado mais como uma ferramenta ágil, muitas vezes uma mesclagem com outra metodologia para deixa-la mais um pouco mais efetiva. 

Referências:

Metodologias Ágeis: o que são, como implementar as 4 principais. RockContent, 2019. Disponível em <https://rockcontent.com/blog/metodologias-ageis/>. Acesso em 06 de dezembro de 2019.

Tudo Sobre Métodos Áageis: O que é o kanban?. AprendeAí, 2019. Disponível em <https://aprendeai.com/negocios/serie-metodos-ageis-o-que-e-o-kanban/>. Acesso em 06 de dezembro de 2019.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Metodologia Ágil - O Manifesto Ágil

Métricas: Importância e Características