Desenvolvimento Ágil Distribuído (DAD)

O DAD (Disciplined Agile Delivery) surgiu em 2009 quando Scott Ambler era chefe de metodologia de TI na IBM Rational.

Ele foi idealizado procurando endereçar os aspectos críticos do desenvolvimento de software que alguns frameworks intencionalmente deixam para você decidir. Por exemplo:

Abordagem híbrida: Adotando práticas e estratégias de diversos métodos pois uma das grandes vantagens do desenvolvimento de software ágil e enxuto é a riqueza de práticas, técnicas e estratégias disponíveis.

Cobrir todo o ciclo de vida da entrega: O foco está na entrega que é um subset do ciclo de vida do produto que vai desde o conceito inicial até a entrega para operações e suporte. A figura abaixo mostra uma visão de alto nível do ciclo de vida do DAD. É um ciclo de vida de três fases no qual você constrói incrementalmente um produto.

- Inception: Aqui ocorrem as atividades de iniciação do produto/projeto. Grande maioria das equipes faz algum trabalho inicial de levantamento no início de um produto/projeto. Na fase inicial do DAD, desempenha algumas atividades de visão muito leves para enquadrar o projeto/produto corretamente.

Construction: Durante essa fase, uma equipe DAD produzirá uma solução potencialmente consumível em uma base incremental. Eles podem fazê-lo por meio de um conjunto de iterações ou por meio de uma abordagem de fluxo contínuo e enxuto. A equipe pode aplicar aqui um híbrido de práticas do Scrum, XP, Agile Modeling, Agile Data e outros métodos para fornecer a solução.

Transition: O DAD reconhece que, para projetos ágeis em grandes empresas a implantação da solução para os stakeholders geralmente não é um exercício trivial. Por isso é importante que as equipes procurem simplificar seus processos de implantação para que, com o passar do tempo, essa fase dure cada vez menos tempo até que idealmente, desapareça.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Metodologia Ágil - O Manifesto Ágil

Métricas: Importância e Características