Kanban: Para Que Serve e Quais os Seus Tipos ?

No kanban tem três principais funções que servem para:

- Gerenciar o fluxo de trabalho e permitir que os gestores tenham uma dimensão do que está sendo produzido e em que ritmo está sendo produzido;

- Equilibrar os processos que vêm antes e depois, para que uma atividade não seja interrompida pela falta de uma outra que deveria ter sido entregue anteriormente;

- Limitar a quantidade de trabalho que deve ser realizada pela equipe, respeitando a capacidade produtiva.



Outra curiosidade do kanban é que existem tipo de diferentes de kanban, os principais são: 

- Kanban de Produção: aplicado ao longo da linha de produção com o objetivo de fazer gestão de tarefas. 

Ele funciona basicamente em três colunas “A Fazer”, “Em Execução” e “Feito” Cada coluna possui uma série de cartões que representam as tarefas que precisam ser executadas e a equipe vai “puxando” as tarefas conforme o fluxo de trabalho, por isso o nome produção: cada cartão é uma entrega realizada. 

Esse tipo de gerenciador kanban é o mais utilizado entre equipes de desenvolvimento de software, marketing e prestação de serviços no geral.



- Kanban de Requisição: dita a quantidade que o próximo processo precisa requisitar do estoque produzido pela sua máquina para continuar a confecção dos produtos.


- Kanban de Movimentação: é o kanban da indústria e tem o objetivo de fazer o controle das entradas e saídas do estoque, equilibrando a produção com o volume de produtos disponíveis para o mercado.

Assim como o kanban de produção, o kanban de movimentação também funciona com cartões. Cada cartão contém a informação que determina a necessidade de produção do produto, e eles vão circulando conforme o volume de estoque vai sendo modificado.


Referências:

O que é Kanban ?. Artia, 2020. Disponível em <https://artia.com/kanban/>. Acesso em 9 de janeiro de 2020.

Kanban: o que é, como funciona o sistema e como aplicar o método. Nomus, 2020. Disponível em <https://www.nomus.com.br/blog-industrial/kanban/>. Acesso em 9 de janeiro de 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Metodologia Ágil - O Manifesto Ágil

Microsoft Solutions Framework (MSF)