Papéis no DAD

Assim como o DAD adota práticas e estratégias de diversos métodos, os papéis sugeridos pelo DAD também seguem essa abordagem híbrida considerando o tamanho dos times. Desde um time que tem até 15 pessoas até um time com 50 pessoas ou mais.

Os papéis não são posições. Qualquer pessoa assume um ou mais papéis e pode-se mudar de papel ao longo do tempo, e qualquer papel pode ter zero ou mais pessoas em um determinado tempo.

Os papéis no DAD se dividem em papéis primários que existem em todos os times independente da escala e os papéis secundários que tipicamente estão presentes quando há escala e somente por um determinado período.

Papéis Primários: 

- Team Lead: É responsável por facilitar as cerimônias do time, remove impedimentos, promove cooperação e garante que o processo é seguido.

- Product Owner: Representa as partes interessadas. Essa é a única pessoa responsável em uma equipe pela lista de itens de trabalho priorizados (chamada de backlog de produto no Scrum), por tomar decisões em tempo hábil e por fornecer informações do produto.

- Team Member: Responsável pela criação e entrega do incremento. Isso inclui modelagem, programação, testes e atividades de release, além de outros.

- Architecture Owner: Responsável pelas decisões de arquitetura. O Architecture Owner estará envolvido com a arquitetura prevista para o produto como um todo. O Architecture Owner é diferente de um arquiteto tradicional, pois não é o único responsável ​​por definir a direção da arquitetura, mas sim facilitar sua criação e evolução.

- Stakeholder: São as pessoas que afetam ou são afetadas pelo sucesso do sistema.

Papéis Segundários: 

Specialist: É alguém que tem uma ou mais especialidades técnicas para que possam contribuir com a equipe, o especialista tem pelo menos um conhecimento geral de desenvolvimento de software e o domínio de negócios nos quais eles trabalham e, mais importante, buscam ativamente obter novas habilidades tanto em suas especialidades existentes quanto em outras áreas.

- Independent Tester: Equipes ágeis eficazes geralmente têm uma equipe de teste independente trabalhando em paralelo que valida seu trabalho durante todo o ciclo de vida. Esse é um papel opcional, geralmente adotado apenas em projetos muito complexos (ou em escala).

- Domain Expert: conhece detalhes que nem sempre são de domínio do usuário final ou dos stakeholders como um especialista em taxas financeiras por exemplo.

- Technical Expert: Especialistas técnicos – como um DBA por exemplo – são trazidos de forma temporária para ajudar a equipe a superar um problema difícil e transferir suas habilidades para um ou mais desenvolvedores da equipe.

- Integrator:  responsáveis pela integração de sistemas e/ou subsistemas complexos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Metodologia Ágil - O Manifesto Ágil

Microsoft Solutions Framework (MSF)