Feature Driven Development (FDD)

Criado em Cingapura, entre 1997 e 1999, o FDD é um método ágil que reúne as melhores práticas de outros métodos, como o Coad.

A sua premissa básica tem o foco em funcionalidades, o que permite à equipe do projeto realizar um planejamento incremental, isto é, por fases.



Esse tipo de atuação ajuda a dar agilidade ao desenvolvimento de soluções em ambientes de extrema incerteza, em que as mudanças são inevitáveis.

A programação por FDD começa com a visão global do negócio, já que esse método considera a soma de tudo mais importante que cada uma das partes separadamente.

Passa-se, então, para o detalhamento do produto com a subdivisão por áreas a serem modeladas, culminando na descrição de cada funcionalidade.

Por se tratar de uma ferramenta com foco no desenvolvimento, o FDD pode ser perfeitamente integrado ao Scrum, outro método ágil muito utilizado que também tem foco no planejamento e na execução do projeto.

Assim como todos os demais métodos ágeis, o FDD também apresenta melhores práticas que visam criar o ambiente ideal para o desenvolvimento de projetos. São elas:

- Desenvolvimento por funcionalidades;
- Um único programador é responsável pela funcionalidade desenvolvida;
- Controle de qualidade em todas as fases do projeto;
- Gerenciamento de configurações;
- Integração contínua das funcionalidades;
- Planejamento incremental;
- Teste de software.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Metodologia Ágil - O Manifesto Ágil

Métricas: Importância e Características