Postagens

Feature Driven Development (FDD)

Imagem
Criado em Cingapura, entre 1997 e 1999, o FDD é um método ágil que reúne as melhores práticas de outros métodos, como o Coad. A sua premissa básica tem o foco em funcionalidades, o que permite à equipe do projeto realizar um planejamento incremental, isto é, por fases. Esse tipo de atuação ajuda a dar agilidade ao desenvolvimento de soluções em ambientes de extrema incerteza, em que as mudanças são inevitáveis. A programação por FDD começa com a visão global do negócio, já que esse método considera a soma de tudo mais importante que cada uma das partes separadamente. Passa-se, então, para o detalhamento do produto com a subdivisão por áreas a serem modeladas, culminando na descrição de cada funcionalidade. Por se tratar de uma ferramenta com foco no desenvolvimento, o FDD pode ser perfeitamente integrado ao Scrum, outro método ágil muito utilizado que também tem foco no planejamento e na execução do projeto. Assim como todos os demais métodos ágeis, o FDD também apresen...

Microsoft Solutions Framework (MSF)

Imagem
O MSF é um dos métodos ágeis mais usados por se destinar ao desenvolvimento de soluções tecnológicas por equipes reduzidas, com foco na diminuição de riscos para o negócio e no aumento da qualidade do produto final. O propósito é identificar as falhas mais comuns em projetos de tecnologia, mitigando-as e aumentando as taxas de sucesso de cada iniciativa. Dessa forma, assim como o Scrum, o MSF tem mais foco na gestão do projeto do que no desenvolvimento da solução em si. As suas premissas são: - Alinhamento da tecnologia desenvolvida com os objetivos de negócio do cliente; - Escopo bem estruturado e detalhado; - Desenvolvimento iterativo; - Gerenciamento de riscos; - Agilidade na resposta a mudanças. Assim como os outros métodos ágeis, o MSF também tem melhores práticas que devem ser observadas pela equipe para atingir os níveis de excelência buscados: - Comunicação aberta e transparente entre todos os envolvidos; - Visão compartilhada do negócio; - Equipe capacitada;...

Artefatos do Scrum e Definição de Pronto.

Imagem
Artefatos do Scrum - Product Backlog, Sprint Backlog, Incremento; e Definition of Done - DoD. Vamos começar identificando os três artefatos do scrum. Artefato é algo que criamos, como uma ferramenta para resolver um problema. No Scrum esses três artefatos são: Product Backlog, Sprint Backlog, e um incremento com sua definição de “feito”. São as três constantes que uma equipe Scrum irá revisitar e investir hora extras. Product Backlog É a lista principal de tudo que deve ser necessário no produto. É uma lista dinâmica de características, requisitos, melhorias, e consertos que atua como entrada no Sprint Backlog. É essencialmente a lista de tarefas da equipe “To Do”.Gerenciado única e exclusivamente pelo Product Owner, que o faz a todo momento, o product backlog deve ser mantido longe do time de desenvolvimento, para evitar dispersão. Sprint Backlog Durante a segunda parte da reunião de Planejamento da Sprint, é construído o Backlog da Sprint. Esse artefato lista as tarefa...

LeSS

Imagem
O LeSS, Large-Scale Scrum ou Scrum em Larga Escala, foi criado por dois agilistas com grande experiência em ajudar organizações com dezenas, centenas e, em algumas ocasiões, alguns poucos milhares de pessoas a usar o Scrum, em muitos casos em mais de uma localização geográfica. A ideia principal do LeSS é aplicar, a um contexto de larga escala, o Scrum tal como ele é. Ou quase. LeSS adiciona pouquíssimos elementos ao framework básico, chegando até a remover alguns aspectos, como a Meta do Sprint e a definição de Time de Scrum. Assim como o Scrum, LeSS é deliberadamente incompleto e utiliza a abordagem empírica da transparência, inspeção e adaptação para o trabalho, em vez de buscar aquela previsibilidade ilusória que dita o funcionamento de muitas organizações. A organização gira em torno do trabalho de Times de Desenvolvimento, que são seus elementos mais importantes. Esses times geram, cada um, funcionalidades prontas, de ponta a ponta, eliminando assim dependências assínc...

Papéis no DAD

Assim como o DAD adota práticas e estratégias de diversos métodos, os papéis sugeridos pelo DAD também seguem essa abordagem híbrida considerando o tamanho dos times. Desde um time que tem até 15 pessoas até um time com 50 pessoas ou mais. Os papéis não são posições. Qualquer pessoa assume um ou mais papéis e pode-se mudar de papel ao longo do tempo, e qualquer papel pode ter zero ou mais pessoas em um determinado tempo. Os papéis no DAD se dividem em papéis primários que existem em todos os times independente da escala e os papéis secundários que tipicamente estão presentes quando há escala e somente por um determinado período. Papéis Primários:  - Team Lead: É responsável por facilitar as cerimônias do time, remove impedimentos, promove cooperação e garante que o processo é seguido. - Product Owner: Representa as partes interessadas. Essa é a única pessoa responsável em uma equipe pela lista de itens de trabalho priorizados (chamada de backlog de produto no Scrum), po...

Desenvolvimento Ágil Distribuído (DAD)

Imagem
O DAD (Disciplined Agile Delivery) surgiu em 2009 quando Scott Ambler era chefe de metodologia de TI na IBM Rational. Ele foi idealizado procurando endereçar os aspectos críticos do desenvolvimento de software que alguns frameworks intencionalmente deixam para você decidir. Por exemplo: -  Abordagem híbrida: Adotando práticas e estratégias de diversos métodos pois uma das grandes vantagens do desenvolvimento de software ágil e enxuto é a riqueza de práticas, técnicas e estratégias disponíveis. -  Cobrir todo o ciclo de vida da entrega: O foco está na entrega que é um subset do ciclo de vida do produto que vai desde o conceito inicial até a entrega para operações e suporte. A figura abaixo mostra uma visão de alto nível do ciclo de vida do DAD. É um ciclo de vida de três fases no qual você constrói incrementalmente um produto. - Inception: Aqui ocorrem as atividades de iniciação do produto/projeto. Grande maioria das equipes faz algum trabalho inicial de levantame...

Eventos do Scrum - Sprint, Daily Scrum, Sprint Review e Sprint Retrospective

Imagem
Eventos do Scrum - Iteração, Reunião diária, Revisão, Retrospectiva. Continuando nossa série sobre eventos do Scrum, nesse post abordaremos mais sobre eventos, introduzindo novos eventos e explicando cada um deles. Começaremos com o evento principal, o coração do Scrum: A Sprint. A Sprint A Sprint é o principal evento do Scrum, que significa em tradução literal como corrida de velocidade, arrancada. Esse evento trata-se de um ciclo de desenvolvimento (iteração), que tem um tempo determinado com dia para começar e dia para acabar. Esse tempo pode variar de 2 a 4 semanas, mas nunca exceder 30 dias. Uma Sprint começa ao final da Sprint anterior, sem intervalos. O objetivo deste evento é transformar os itens do Backlog do Produto (funcionalidades descritas) em um software ou parte dele, totalmente funcional e pronto para uso, dentro do período definido para a Sprint. A Sprint engloba todos os demais eventos, que devem ser realizados dentro do período de tempo da Sprint. ...